5 dicas para gastar menos do que se ganha - Mãe Que Investe

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

5 dicas para gastar menos do que se ganha



Para conseguirmos atingir nossas metas precisamos ter muita disciplina. E principalmente gastar menos do que se ganha, para poder investir e deixar os juros compostos trabalharem.

Isso parece ser meio óbvio mas para quem está começando essa saga da independência financeira, é mais difícil do que parece.

Logo abaixo, vou colocar algumas dicas para organizar as despesas:

1- Saber quanto gasta

Primeiramente anote num caderno ou faça uma planilha para poder visualizar a receita x gastos, coloque as suas receitas e todas as despesas fixas. Você precisa enxergar o seu custo de vida.

Vou deixar o link da planilha que utilizo para gerenciar as despesas.

2- Eliminar despesas desnecessárias

Agora que você já sabe onde gasta seu rico dinheirinho, está na hora de avaliar se realmente precisa gastar com isso tudo. 

Elimine a assinatura de streaming que você não assiste, cancele a matricula da academia que você não vai, ou até mesmo aquele cafezinho na padaria que você poderia tomar em casa antes de sair.

3- Deixe claro as suas metas

Defina o que realmente quer, coloque prazo para as suas metas serem realizadas. Com o propósito bem definido, a sua motivação em poupar cresce cada vez mais.

4- Pague suas dívidas

Separe todos os saldos devedores que você possui (cartão de crédito, financiamento, empréstimo, etc.). Liste do mais barato para o mais caro, e coloque como meta principal quitar esses compromissos. Quando tiver o dinheiro para a quitação, negocie para obter o maior desconto possível. 

5- Viva um degrau abaixo

Tendo uma visão geral da sua vida financeira, se organize para viver um degrau abaixo do padrão de vida que teria com o que ganha. Mude para um bairro em que o aluguel seja mais em conta, troque o carro por um mais econômico, gere uma renda extra, opte por priorizar os seus sonhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário